___________________________________________
Official note from the FIOCRUZ institution (Portuguese)
É com profundo pesar que a Fiocruz comunica o falecimento do seu vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Aurélio Krieger, nesta segunda-feira (28/4).
Krieger tinha 61 anos e lutava contra um câncer. No cargo desde 2017, era referência em temas como imunização e vacinas. Foi um dos cientistas que dominaram a cobertura jornalística durante a pandemia, em especial sobre a liberação, pela Anvisa, do uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Butantan, desempenhando papel importante no combate ao negacionismo científico e ao movimento antivacinas.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, em 1987, com mestrado (1989) e doutorado (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Krieger foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico. Ainda jovem, teve papel fundamental na implantação da Fiocruz Paraná e na aliança com o IBMP, contribuindo de forma definitiva para a construção de unidade tecno-científica da Fundação naquele estado. Foi autor de várias publicações, incluindo seis patentes.
Krieger era entusiasta da inovação tecnológica e estava sempre empenhado em incorporar novas vacinas, fármacos e produtos ao SUS. Como costumava destacar, “é importante criarmos um ambiente que favoreça a inovação tecnológica e incentivar o caráter empreendedor dos pesquisadores”. Em sua trajetória foi um defensor incansável da tecnologia para o bem-estar e a saúde da população brasileira.
Krieger trazia no DNA as marcas da ciência. Seu pai foi o geneticista curitibano e professor aposentado da UnB Henrique Krieger. Por causa do pai, que fez doutorado nos Estados Unidos, ele nasceu naquele país. A mãe, Ester Proveler, era irmã de Fani Lerner, esposa do célebre urbanista Jaime Lerner, que foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba. Pai dedicado e avô amoroso, Krieger tinha um orgulho enorme das netas. E, quando jovem, tinha um hobby peculiar: gostava de cultivar a terra e produzir orgânicos em uma chácara da família.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.